Finalmente

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Nicas e Orelhas "Ajudem-nos a salvar os nossos amiguinhos..."Precisa-mos de ideias e uma solução


"Eles adoptaram-se um ao outro, ela é como a mae e ele como se fosse seu filho, ele respeita-a e protege-a, e ela adoro-o, se estao longe um do outro durante dez minutos que seja correm um para o outro como se não se vissem a dias.
 O Orelhas e a Nica, os dois companheiros de longa data que foram, desde sempre, os residentes fixos do jardim. Continuam lá, mas os seus dias de sossego terminaram e é um sobressalto constante: os abrigos do terreno onde se encontram já foram destruídos, pelo menos, duas vezes.
 Há ameaças às pessoas que os alimentam, bem como aos próprios animais.
 Desde que 2 malucos resolveram encetar uma perseguição a estes cães que não tem havido sossego e é uma corrida contra o tempo. E, a verdade, é que, legalmente, não temos como os proteger.
 Os animais não podem estar na via pública e toda a gente da zona sabe que eles são errantes e usam disso para os ameaçarem e para os quererem dali para fora.
Surgiu, então, uma oportunidade: A muito custo, uma pessoa conhecida (ela própria não tem os seus animais bem tratados) permitiu que se construísse uma pequena jaula (pois o espaço que foi permitido, não se pode bem chamar de canil- a área é muito restrita) para albergar estes 2 amigos. Acima de tudo, não temos dinheiro para o construir e, para já, não venho apelar à vossa contribuição, mas sim, pedir-vos para que nos ajudem a pensar em soluções, pois esta não me parece a melhor, a não ser que seja a única viável... Não é justo que um animal que viveu 5 anos na rua, que não se deixa tocar, de tanto medo que tem das pessoas e que só confia em quem lhe dá de comer (mas também com uma certa distância), seja adormecido ou capturado para acordar numa jaula minúscula,sem perceber o que lhe aconteceu e, pior, onde terá de ficar durante anos, pois, uma vez solto, foge, dada a falta de muros suficientemente altos, num local desconhecido. Só de me imaginar nessa posição, arrepia-me. Para além disso nunca teria a possibilidade de visitá-lo sequer uma vez por semana e saber como está.
Gosto de imaginar o Orelhas longe do local que já não pode ser mais dele, mas não numa jaula. Por outro lado, o tempo é tão pouco...Sei que depois da Passagem de Ano as pessoas vão voltar à carga. Tenho medo de um dia receber um telefonema no qual me digam que o Orelhas foi envenenado. E tirar-lhe a liberdade total, não será também matá-lo?
Por favor, ajudem-nos a encontrar-lhe uma situação onde possa ter mais espaço e dignidade.
Ajudem-nos a pensar...a encontrar uma solução.
O Orelhas é arraçado de Pastor Alemão e seria um excelente cão de guarda. Ele reconhece quem lhe faz bem. Uma casa com terreno, um terreno vedado, uma quinta, uma fábrica, uma oficina (ainda este ano entreguei um cãozinho de rua aos donos de uma oficina, onde ele vive e bem)...E, assim, sem estar totalmente confinado, talvez ele pudesse perceber que nem todos os homens lhe querem mal e que o ser humano pode vir a ser a sua grande oportunidade.
Ajudem-nos a ajudar o Orelhas...
Ah e, por favor, não se esqueçam da minorquinha, a Nica, a sua grande amiga, que o faz mais feliz e pode acompanhá-lo seja para onde for. No entanto, se surgir uma boa solução para os 2, em separado, não hesitaremos.
A Nica é ideal para qualquer tipo de habitação.
Obrigada do fundo do coração.
Desta vez, precisamos muitíssimo da vossa ajuda. Apelamos a particulares, a associações...
Quem nos conhece, sabe que não temos meios para ajudar mais. Não se esqueçam deles.
Muito Obrigado
Desculpem se me alonguei, mas estes cães dizem muito às pessoas que gostam deles. São a nossa "família sem-abrigo" e parte-nos o coração toda esta situação.

Contacto:
916386464; 939314939
carlaalexaoliveira@yahoo.com

Sem comentários: